Leads e Títulos
O Lead Factual responde as 6 perguntas (Da fórmula). Já o Lead Não-factual não precisa responder estas perguntas.
O resultado é o resumo na notícia.
O título deve, em poucas palavras, anunciar a informação principal do texto ou descrever com precisão o fato.
O título sái do Lead. Deve ser escrito depois do texto, nunca antes.
Todo título tem que ter um verbo, porque o verbo dá força para o título, e este verbo tem que estar no presente, sempre.
Usar inicial maiúscula apenas na primeira palavra do título (E em nomes próprios, é claro).
Não há separação silábica e título.
Não existe ponto final em título (Embora vá em legendas de fotos).
Evitar separar nomes próprios compostos por mais de duas palavras em linhas, devem ficar sempre na mesma linha.
Respeitar com rigor o limite de sinais estabelecido para cada título, ou ele terá que ser reduzido.
Lead de 3 linhas com aproximadamente 28 carácteres (Gazeta do Povo) :
Dois funcionarios suspeitos
de fraudes no imposto de
Renda são identificados
Tranformar em 2x20:
Suspeitos de fraude
no IR identificados
Nenhum comentário:
Postar um comentário