quarta-feira, 6 de março de 2013

Introdução às técnicas dos Meios de Comunicação - 05/03/2013

"Reconhecimento é poder"
Uma empresa necessita de conhecimento e reconhecimento para ser aceita e considerada grande.

Logomarca/Logo/Logotipo (Existe divergência entre os nomes, então vou usar o que der na telha por hora)
É a assinatura da empresa, uma espécie de carimbo característico.

Símbolos
Símbolos são pré-históricos, são desenhos que representam algo, ou uma ideia.

* Símbolo - Ícone
* Logotipo
* Logomarca - marca

Quando uma empresa desenha uma logo ela tenta transferir uma série de ideias e conceitos da empresa ao cliente, principalmente por que a logo geralmente é o primeiro contato cliente-empresa.

"Menos é mais"
Um bom logotipo deve ser discreto, sem muitos detalhes, e pode ter somente letras. Quando possuem desenhos eles devem ser, de preferência, simples e que tenha algo a ver com a empresa ou seu nome. 
Também pode acontecer do logotipo ser a junção do nome com um desenho, fazendo com que o desenho já fique fixado na mente do cliente como "tal marca" e no futuro possa ser utilizado separadamente e ainda assim ser reconhecido. 

Alguns asteriscos:
* Design bom é design simples.
* Use tipologia simples.
* A logo tem que ser bonita primeiramente em preto-e-branco.
* Pense nas aplicações da logo.
* Os computadores/programas/recursos são ferramentas, não o fim.
* A logo tem que ser  criada pelo designer.

- "Agências boas de publicidade nunca usam Corel" 

Boas logomarcas tem:
* Visibilidade (Deve ficar boa em tamanho grande ou pequeno)
* Aplicação
* Distinção
* Simplicidade
* Retenção (Atrair a atenção das pessoas por algum motivo)
* Cor (inicialmente tem que se preto-e-branco, mas depois a cor deve ser pensada)
* Descrição (chamar a atenção pela estética simples)
* Eterno
* Modular (não é bom ser muito diferente de um quadrado, não pode ser nem muito vertical e nem muito horizontal)
* Equivalente (tentar passar algo da empresa no logotipo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário