sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Estudando para o ENEM no sistema "tópicos aleatórios de matérias aleatórias" 5

História:
- A expressão Mais-valia se refere à economia e foi criada por Karl Marx. Em resumo, a mais-valia é a diferença entre o salário recebido pelo funcionário e o valor do trabalho que ele produziu. É simples, eu recebo mensalmente cinquentão pra vender brincos pro meu chefe na praia, cada um por dez reais. Com a venda de cinco brincos eu já pago meu próprio salário, mas não posso parar de trabalhar por isso, então o que vendo após isso é apenas lucro para meu chefe, danadinho.
Outro ponto do Marxismo é o trabalho como pressuposto da produção material. As relações de produção independem da vontade do trabalhador, pois a classe não detém mais os meios de produção.

Matemática:
- Raiz quadrada é um número real (sem virgulazinha hihih) e não-negativo que, quando multiplicado por si mesmo, iguala o x. Por exemplo, tendo o número quarenta e nove, se formos tirar sua raiz quadrada chegaremos no sete, porque sete vezes ele mesmo é quarenta e nove.

Geografia:
- Regiões equatoriais e tropicais (de baixas altitudes) possuem um maior intemperismo (conjunto de fenômenos fisicos e químicos que vão degradando a rocha) do solo, um maior desenvolvimento pedogenético (processo de transformação do solo) e a formação de solos mais profundos.

Física:
- A radiação ultravioleta possui frequência acima do violeta, e a infravermelha possui abaixo da vermelha. Uma lâmpada incandescente está mais pro infravermelho do que pro ultravioleta, tendo assim uma frequência muito baixa e incapacitando a produção de melanina na pele, por exemplo.




9/16

       




Nenhum comentário:

Postar um comentário