segunda-feira, 9 de março de 2015

História e Apreciação da Dança - 09/03/2015

Na dança de Corte surgem outros tipos de dança, já com passos definidos e uma técnica mais elaborada. As coreografias eram complexas e apresentadas a reis e nobres.
Nessa época começa uma diferenciação entre as danças dos nobres (eruditas) e da plebe (popular); a nobreza pode ser representada por Baltazar de Beaujoyeux, um dos primeiros mestres de dança da Corte que a sistematizou, criando boa parte de passos, cumprimentos e técnicas.
A profissionalização da dança surge aí, com dançarinos sendo contratados para se apresentarem.
Com o tempo, a dança da Corte foi evoluindo para espetáculos de balé, onde alguns elementos são criados, como não poder dar as costas ao público (fator que criou alguns passos) e a verticalidade, a leveza dos passos. Essa necessidade de erguer a dança levou à criação das sapatilhas de balé (ai!). A partir daí pipocam vários diretores e coreógrafos, alguns tradicionais e alguns mais modernos, mas sempre respeitando os passos típicos.
Surge então Noverre, que escreveu as cartas de Noverre e, pensando a frente da sua época, considera o espetáculo como um todo, diferente do que acontecia, onde música, danças e textos eram expostos individualmente.
Com a saturação do balé, a dança foi ficando mais seletiva e elitista, levando em conta padrões estéticos e físicos.
Com a devastação das Guerras Mundiais, os artistas sentem a necessidade de externalizar suas dores e tristezas, e essa representação das próprias angústias gerou a Dança Moderna, que tira a ideia de um personagem em palco e mostra o próprio dançarino, mostrando a necessidade de uma retomada mais humana.
Isadora Duncan, conhecida dançarina moderna, se preocupava em dançar o natural, buscando dançar descalça, representando elementos da natureza.
Outra dançarina moderna famosa é a Loie Fuller, pioneira na utilização de iluminação cênica colorida para dar efeito aos figurinos que usava.
Nesse pontos, vários artistas e estudiosos de dança e teoria musical surgiram, e com eles diversos outros estilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário