segunda-feira, 9 de março de 2015

História e Apreciação do Teatro - 09/03/2015

"Agreste" / "Amorexia" -> Apreciação em teatro -> Analisar Expressão corporal, expressão vocal e descrição básica sobre: cenário, iluminação, figurino, sonoplastia e maquiagem.

História do teatro ocidental:
O teatro ocidental nasceu na Grécia, com princípio religioso em honra ao deus Dionísio, onde eles cantavam "cantos ditirambos" para agradecer a colheita.

Teatro -> theatron (grego) - verbo 'ver'
                theaomai            - vista
                thea                    - parnorama

O primeiro ator do teatro ocidental foi Théspis (Téspis), que começou a atuar de improviso durante os cantos ditirambos. Vendo que as pessoas paravam para assisti-lo, ele começou a elaborar enredos e arrastar multidões.

Sugestão de livro: O ator e seu duplo, Artaud

Psístrato era um ditador de Atenas e se interessou pela força que Théspis alcançava pelo teatro, e então organizou o primeiro concurso de tragédias, onde incentivou -indiretamente ou nem tanto- outros pessoas a produzirem textos teatrais.
Quem venceu esse concurso foi Ésquilo, considerado o primeiro autor de textos teatrais dos quais alguns chegaram à atualidade, como "Prometeu acorrentado"; o segundo autor que surgiu foi Sófocles ("Antígona" <3) e depois Eurípedes, com "Medéia".

Sugestão de texto: Gota d'água, Chico Buarque, inspirado em Medéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário