Na dança de Corte surgem outros tipos de dança, já com passos definidos e uma técnica mais elaborada. As coreografias eram complexas e apresentadas a reis e nobres.
Nessa época começa uma diferenciação entre as danças dos nobres (eruditas) e da plebe (popular); a nobreza pode ser representada por Baltazar de Beaujoyeux, um dos primeiros mestres de dança da Corte que a sistematizou, criando boa parte de passos, cumprimentos e técnicas.
A profissionalização da dança surge aí, com dançarinos sendo contratados para se apresentarem.
Com o tempo, a dança da Corte foi evoluindo para espetáculos de balé, onde alguns elementos são criados, como não poder dar as costas ao público (fator que criou alguns passos) e a verticalidade, a leveza dos passos. Essa necessidade de erguer a dança levou à criação das sapatilhas de balé (ai!). A partir daí pipocam vários diretores e coreógrafos, alguns tradicionais e alguns mais modernos, mas sempre respeitando os passos típicos.
Surge então Noverre, que escreveu as cartas de Noverre e, pensando a frente da sua época, considera o espetáculo como um todo, diferente do que acontecia, onde música, danças e textos eram expostos individualmente.
Com a saturação do balé, a dança foi ficando mais seletiva e elitista, levando em conta padrões estéticos e físicos.
Com a devastação das Guerras Mundiais, os artistas sentem a necessidade de externalizar suas dores e tristezas, e essa representação das próprias angústias gerou a Dança Moderna, que tira a ideia de um personagem em palco e mostra o próprio dançarino, mostrando a necessidade de uma retomada mais humana.
Isadora Duncan, conhecida dançarina moderna, se preocupava em dançar o natural, buscando dançar descalça, representando elementos da natureza.
Outra dançarina moderna famosa é a Loie Fuller, pioneira na utilização de iluminação cênica colorida para dar efeito aos figurinos que usava.
Nesse pontos, vários artistas e estudiosos de dança e teoria musical surgiram, e com eles diversos outros estilos.
segunda-feira, 9 de março de 2015
História e Apreciação do Teatro - 09/03/2015
"Agreste" / "Amorexia" -> Apreciação em teatro -> Analisar Expressão corporal, expressão vocal e descrição básica sobre: cenário, iluminação, figurino, sonoplastia e maquiagem.
História do teatro ocidental:
O teatro ocidental nasceu na Grécia, com princípio religioso em honra ao deus Dionísio, onde eles cantavam "cantos ditirambos" para agradecer a colheita.
Teatro -> theatron (grego) - verbo 'ver'
theaomai - vista
thea - parnorama
O primeiro ator do teatro ocidental foi Théspis (Téspis), que começou a atuar de improviso durante os cantos ditirambos. Vendo que as pessoas paravam para assisti-lo, ele começou a elaborar enredos e arrastar multidões.
Sugestão de livro: O ator e seu duplo, Artaud
Psístrato era um ditador de Atenas e se interessou pela força que Théspis alcançava pelo teatro, e então organizou o primeiro concurso de tragédias, onde incentivou -indiretamente ou nem tanto- outros pessoas a produzirem textos teatrais.
Quem venceu esse concurso foi Ésquilo, considerado o primeiro autor de textos teatrais dos quais alguns chegaram à atualidade, como "Prometeu acorrentado"; o segundo autor que surgiu foi Sófocles ("Antígona" <3) e depois Eurípedes, com "Medéia".
Sugestão de texto: Gota d'água, Chico Buarque, inspirado em Medéia.
História do teatro ocidental:
O teatro ocidental nasceu na Grécia, com princípio religioso em honra ao deus Dionísio, onde eles cantavam "cantos ditirambos" para agradecer a colheita.
Teatro -> theatron (grego) - verbo 'ver'
theaomai - vista
thea - parnorama
O primeiro ator do teatro ocidental foi Théspis (Téspis), que começou a atuar de improviso durante os cantos ditirambos. Vendo que as pessoas paravam para assisti-lo, ele começou a elaborar enredos e arrastar multidões.
Sugestão de livro: O ator e seu duplo, Artaud
Psístrato era um ditador de Atenas e se interessou pela força que Théspis alcançava pelo teatro, e então organizou o primeiro concurso de tragédias, onde incentivou -indiretamente ou nem tanto- outros pessoas a produzirem textos teatrais.
Quem venceu esse concurso foi Ésquilo, considerado o primeiro autor de textos teatrais dos quais alguns chegaram à atualidade, como "Prometeu acorrentado"; o segundo autor que surgiu foi Sófocles ("Antígona" <3) e depois Eurípedes, com "Medéia".
Sugestão de texto: Gota d'água, Chico Buarque, inspirado em Medéia.
quinta-feira, 5 de março de 2015
Reconhecimento do Litoral - 05/03/15
Para possuir uma iniciação artística, são necessários três pontos:
- Conhecer
- Fluir
- Produzir
Sugestão de livro: A identidade cultural na pós-modernidade, Stuart Hall
Sugestão de leitura: Revista Diversa, online no site da UFPR
----
1. Reconhecimento prático e teórico (fotos selecionadas em 21/05 e exposição em 18/06).
- Projeto fotográfico do litoral (escolha livre de tema relevante).
( ) Visitar o museu do Jardim Botânico de Curitiba para conhecer a exposição do Krajcberg.
----
Para criar tinta, dois aspectos se tornam necessários:
Material para gerar o PIGMENTO, e um aglutinante (como óleo) para garantir a FIXAÇÃO.
* Óleo de linhaça é um dos mais utilizados para fazer tinta; Ovos também funcionam bem como aglutinantes.
Sugestão de pesquisa: Conhecer o trabalho de Beatriz Milhazes, Vik Muniz e Adriana Varejão.
---
A definição de Arte Moderna se encontra em sua desconstrução de modelos. É diferente da Arte Contemporânea, onde um fator importante que a caracteriza é a exposição de problemas e tabus da sociedade atual, polêmicos e contestadores.
Poetizar: Termo que significa o 'fazer artístico'.
Fruir: Experiência estética vivenciada na arte, negativa ou positiva.
( ) Próxima aula trazer de 1 a 2 (ou mais) páginas sobre nós mesmos, "Autorretrato falado".
- Conhecer
- Fluir
- Produzir
Sugestão de livro: A identidade cultural na pós-modernidade, Stuart Hall
Sugestão de leitura: Revista Diversa, online no site da UFPR
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1. Reconhecimento prático e teórico (fotos selecionadas em 21/05 e exposição em 18/06).
- Projeto fotográfico do litoral (escolha livre de tema relevante).
( ) Visitar o museu do Jardim Botânico de Curitiba para conhecer a exposição do Krajcberg.
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Para criar tinta, dois aspectos se tornam necessários:
Material para gerar o PIGMENTO, e um aglutinante (como óleo) para garantir a FIXAÇÃO.
* Óleo de linhaça é um dos mais utilizados para fazer tinta; Ovos também funcionam bem como aglutinantes.
Sugestão de pesquisa: Conhecer o trabalho de Beatriz Milhazes, Vik Muniz e Adriana Varejão.
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A definição de Arte Moderna se encontra em sua desconstrução de modelos. É diferente da Arte Contemporânea, onde um fator importante que a caracteriza é a exposição de problemas e tabus da sociedade atual, polêmicos e contestadores.
Poetizar: Termo que significa o 'fazer artístico'.
Fruir: Experiência estética vivenciada na arte, negativa ou positiva.
( ) Próxima aula trazer de 1 a 2 (ou mais) páginas sobre nós mesmos, "Autorretrato falado".
ICH: Agroecologia nas Escolas - 04/03/15
Carta de Apresentação:
A Universidade Federal do Paraná - Campus litoral desenvolve diversas atividades, entre elas as ICH - Interações Culturais Humanísticas - que englobam o módulo de Agroecologia nas Escolas.
Paradesenvolver as atividades propostas, os alunos do módulo foram divididos em grupos para conhecer várias escolas da região do litoral do Paraná para que, se possível, possam ser desenvolvidos trabalhos relacionados à Agroecologia em interação com a comunidade escolar.
A Universidade Federal do Paraná - Campus litoral desenvolve diversas atividades, entre elas as ICH - Interações Culturais Humanísticas - que englobam o módulo de Agroecologia nas Escolas.
Paradesenvolver as atividades propostas, os alunos do módulo foram divididos em grupos para conhecer várias escolas da região do litoral do Paraná para que, se possível, possam ser desenvolvidos trabalhos relacionados à Agroecologia em interação com a comunidade escolar.
Desenvolvimento Profissional Docente - 03/03/15
( ) Ler o texto Paradigma e Educação, disponível no xerox da faculdade.
6 grupos divididos em dois.
Temas:
1- Paradigma e Educação
2- Relação entre ensinar e aprender
3- Docência construção histórica
4- Educação Superior e Licenciatura
5- Profissionalização e Proletarização
6- Função Docente
O grupo será dividido em Conceito e Problematização.
------------
A profissão de professor começou por motivo religioso, originados dos primeiros jesuítas. Historicamente temos aí o príncipio da falta de valorização da profissão, onde muitas vezes se passa a ideia de que professores são missionários, e não simples trabalhadores.
6 grupos divididos em dois.
Temas:
1- Paradigma e Educação
2- Relação entre ensinar e aprender
3- Docência construção histórica
4- Educação Superior e Licenciatura
5- Profissionalização e Proletarização
6- Função Docente
O grupo será dividido em Conceito e Problematização.
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A profissão de professor começou por motivo religioso, originados dos primeiros jesuítas. Historicamente temos aí o príncipio da falta de valorização da profissão, onde muitas vezes se passa a ideia de que professores são missionários, e não simples trabalhadores.
História e Apreciação da Dança - 02/03/15
Avaliações: Participativas e processuais
História da Dança: Do primitivo ao contemporâneo
Dança primitiva (danças populares em aldeias) -> Dança da Corte (danças de salão da aristocracia) -> Ballet clássico (em teatros e salas de espetáculos) -> Dança moderna e dança contemporânea (diversos).
As danças começaram por forma de rituais religiosos e estavam presentes em diversas tarefas do dia-a-dia primitivo, como a dança da colheita do trigo (paganismo), por exemplo. Eram, inicialmente, manifestações populares aprendidas naturalmente, passado de pais e mães para filhos.
Sugestão de livro: O livro da dança, Inês Bogéa
História da Dança: Do primitivo ao contemporâneo
Dança primitiva (danças populares em aldeias) -> Dança da Corte (danças de salão da aristocracia) -> Ballet clássico (em teatros e salas de espetáculos) -> Dança moderna e dança contemporânea (diversos).
As danças começaram por forma de rituais religiosos e estavam presentes em diversas tarefas do dia-a-dia primitivo, como a dança da colheita do trigo (paganismo), por exemplo. Eram, inicialmente, manifestações populares aprendidas naturalmente, passado de pais e mães para filhos.
Sugestão de livro: O livro da dança, Inês Bogéa
História e Apreciação do Teatro - 02/03/15
Formas de Avaliação
- Seminário com entrega de proposta de artigo (máximo 4 páginas, times new roman, 12, espaço 1/2, leitura de 15 minutos)
- Apresentação do mesmo artigo revisado no final do semestre.
Sugestão de livro: História Mundial do Teatro, Margot Berthold
- Seminário com entrega de proposta de artigo (máximo 4 páginas, times new roman, 12, espaço 1/2, leitura de 15 minutos)
- Apresentação do mesmo artigo revisado no final do semestre.
Sugestão de livro: História Mundial do Teatro, Margot Berthold
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