quarta-feira, 16 de março de 2011

15/03/2011

4 parágrafos (de aproximadamente 5 linhas cada) mostrando as semelhanças entre os deslizamentos no Rio de Janeiro no começo do ano e os do litoral do Paraná. E eu adoraria dizer que foi um trabalho fácil, mas não achei.
---
A situação no litoral paranaense continua preocupante por conta dos deslizamentos causados pela chuva nas últimas semanas. A enxurrada provocou a destruição de casas e interdição de todos os acessos rodoviários, desencadeando a falta de gasolina, água mineral e alguns tipos de alimentos.

De acordo com o SIMEPAR (Sistema Meteorológico do Paraná), a tragédia é semelhante à ocorrida no Rio de Janeiro no início de 2011. Nos dois casos, a região afetada trata-se da Serra do Mar, naturalmente suscetível a desabamentos.

A Serra do Mar possui encostas íngremes, que facilita a erosão, e suas rochas são cobertas por uma fina camada de terra. Quando ocorre a ocupação desordenada nessas encostas, a vegetação que protege essa camada de terra é retirada, facilitando os deslizamentos.

A região propícia para deslizamentos e a construção desenfreada, somados com uma quantidade de chuva anormal foram os causadores das duas tragédias, mas, no Paraná, ela se agravou pela umidade que o alto declive da Serra do Mar no Paraná possui, deixando o solo encharcado e aumentando a gravidade da tragédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário